O que são móveis escolares de qualidade, afinal?

A qualidade da educação depende de muitos fatores. A infraestrutura de uma escola, de uma faculdade ou de um curso também impacta a maneira como os estudantes absorvem o conhecimento passado. A qualidade dos móveis escolares, por exemplo, pode fazer muita diferença nesse ponto.

Entender o que define a qualidade de um móvel, incluindo aqueles que serão comercializados para instituições de ensino, é indispensável. Dessa forma, você consegue entender melhor as demandas.

Para ajudá-lo a compreender o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre a fabricação de móveis escolares e mostrar alguns critérios para a melhor escolha. Continue a leitura!

Como é a fabricação de móveis escolares?

Um dos primeiros pontos para determinar a qualidade de um produto é o seu processo de fabricação. Se você conhecê-lo bem, poderá analisar e determinar quais os produtos certos para as suas necessidades. Veremos, a seguir, alguns pontos importantes sobre isso.

Móveis sob medida vs. industrial

Devido à sua variedade, cadeiras e mesas para escolas também podem ser feitas de várias maneiras, seguindo um processo de produção em massa ou sob medida. Os dois métodos apresentam os seus prós e contras, os quais devem ser considerados na hora de pensar em seu ambiente.

Móveis artesanais podem ser feitos sob medida para a demanda do cliente, o que contribui para a sua satisfação. Além disso, eles têm o benefício de um design único. Já os móveis industrializados tendem seguir as normas vigentes, especialmente para processos e produtos que precisam ser padronizados.

Normas técnicas de produção

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece disposições para a confecção de móveis que serão usados em escolas. Elas determinam vários aspectos de mesas e cadeiras escolares, como as suas dimensões, a segurança, os materiais permitidos, entre outras questões que determinam sua qualidade.

Existem dois conjuntos de normas que se aplicam aqui: a NBR 14006/2008 (sobre cadeiras e mesas para conjunto aluno individual) e a NBR 16671:2018 (sobre cadeiras escolares com superfície de trabalho acoplada). Essas normas estabelecem todos os padrões a serem seguidos em móveis escolares.

Tipos adequados para diferentes contextos

Também é bom lembrar que existe uma grande variedade de móveis escolares disponíveis, cada um com um objetivo diferente. As carteiras com prancheta que têm em uma peça única são bem comuns, mas não são a opção mais adequada para todos os contextos da escola.

Há também os conjuntos de mesas e bancos, que são adequados a determinados ambientes.

Cadeira Universitária com Prancheta Fixa RZPRI

Como escolher móveis escolares de qualidade?

Para garantir a melhor escolha é importante que você saiba como avaliar a qualidade deles. Para ajudá-lo, separamos aqui alguns dos principais critérios que devem ser usados para tomar a melhor decisão. Confira!

Material

Um dos primeiros pontos a serem levados em conta é o tipo de material usado na fabricação desses móveis e como ele afeta outros aspectos dos projetos, como o custo de produção, a facilidade de manutenção, a resistência, entre outros fatores. Tudo isso tem um efeito direto nos demais elementos do mobiliário e na forma como eles são usados no dia a dia.

Móveis em madeira ainda são utilizados em algumas escolas, porém não é tão comum que sejam completamente feitos do material. O mais usual é que haja uma combinação de materiais como metal, plástico ou madeira para otimizar a sustentação e o conforto, sem elevar o custo de compra.

Ergonomia

Considerando o tempo de uso e a rotatividade dos estudantes, é indispensável que a cadeira utilizada seja confortável e ergonômica. Se o formato não for adequado, tanto o do assento quanto o do encosto, poderão provocar dores e influenciar até na concentração durante as aulas.

Entre os requisitos a largura da cadeira deve ser proporcional à largura do quadril do usuário e as proporções sejam adequadas ao indivíduo. Cadeiras para crianças, por exemplo, são diferentes das voltadas para adultos, a fim de que elas consigam manter os pés no chão.

Praticidade

Algo que nem sempre é levado em consideração na escolha de móveis escolares é a praticidade de uso. Em algumas aulas, é importante conseguir mover as cadeiras e as mesas ao redor do espaço – o que não será sempre possível se você tem mobiliários muito grandes e pesados.

Essa pode não ser a maior preocupação de início, mas lembre-se de levar isso em conta enquanto faz as suas considerações, pensando sobre o que é mais adequado para cada ambiente: as salas de aula, salas de treinamento, auditórios etc.

Poltrona Diretor RZMEL/ES com Prancheta Escamoteável

Durabilidade

Fica inviável trocar o mobiliário de uma escola com frequência. Sendo assim, você deve considerar cadeiras e mesas que apresentem alta durabilidade ou que sejam de fácil manutenção. Essa qualidade está muito associada ao material usado, mas também depende da frequência de uso, design e do local onde será utilizada.

Segurança

Claro, não podemos esquecer que, se não forem fabricados corretamente e não seguirem as normas estabelecidas, os móveis escolares podem representar certo risco para os estudantes. Isso pode se manifestar de várias formas, desde quedas até partes de metal que podem se soltar e causar ferimentos. Esse é um dos principais motivos para conhecer as normas técnicas e ter cuidado redobrado com mobiliários de baixa qualidade.

Relação custo-benefício

Por fim, você deve pesar todos os pontos positivos em relação ao valor estabelecido, precisa conhecer os benefícios dos móveis escolares de qualidade, para considerarem o melhor custo-benefício.

Agora que você sabe melhor como escolher móveis escolares de qualidade, pode visitar nossa página e escolher a melhor opção para a sua necessidade!