Braço de cadeira de escritório: entenda quais são os requisitos ergonômicos

O conforto e qualidade do ambiente de trabalho são muito mais relevantes para o sucesso de uma empresa do que se imagina. Apesar disso, vários gestores deixam esse aspecto de lado até que ele se torne impossível de ignorar. Um bom exemplo disso é o braço de cadeira de escritório.

Ter boas cadeiras de escritório é algo importante em qualquer contexto, independentemente do tamanho do seu negócio. Porém, para que elas sejam mais úteis, você deve pensar em todos os seus componentes e como eles afetam a ergonomia no dia a dia de trabalho dentro da sua empresa. Não basta apenas escolher qualquer tipo.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre o conceito de ergonomia e sua importância. Depois, falaremos sobre a importância do braço de cadeira de escritório e daremos algumas dicas para melhorar a ergonomia em seu negócio. Acompanhe.

O que é ergonomia?

De forma simples, a ergonomia é uma área de estudos que busca entender como o corpo humano interage com máquinas e ferramentas, com o objetivo de tornar essas interações mais eficientes e positivas. Um aspecto importante dessa área é descobrir como projetar máquinas e ambientes de trabalho para que não levem a problemas de saúde.

Por exemplo, um escritório com boa ergonomia tem suas dimensões, materiais e processos ajustados para garantir que os colaboradores não terão problemas relacionados à postura, esforço repetitivo, entre outros.

Qual é a importância de uma boa ergonomia?

Existem vários motivos para investir na melhor ergonomia do seu escritório. Confira os principais.

Evitar problemas de saúde

Como já mencionamos, há muitos problemas de saúde associados à falta de ergonomia. Se a mesa e a cadeira não têm uma altura bem alinhada, por exemplo, você tem que posicionar o pescoço e a coluna de forma menos confortável, o que pode levar a dores musculares e problemas de alinhamento ao longo do tempo. Ao final, o custo envolvido na melhor ergonomia, como um braço de cadeira de escritório de melhor qualidade, é bem menor do que o de um tratamento ou afastamento.

Cadeira Executiva com Costura – RZPM/PRE

Promover a qualidade de vida da equipe

Seus colaboradores já passam a maior parte do dia dentro da sua empresa. Sendo assim, quando o ambiente em si não é minimamente confortável, isso logo começa a se refletir em vários outros pontos, como no clima organizacional e na vida pessoal dos colaboradores. Mais uma vez, é um bom investimento utilizar cadeiras e móveis que promovem conforto e saúde aos colaboradores, de modo a criar um ambiente de trabalho mais agradável e que traga bem-estar a todos.

Elevar a produtividade

O mais importante para um negócio é garantir um bom nível de produtividade. Afinal, qualquer investimento precisa se pagar. O investimento em ergonomia quase sempre gera um reflexo direto na produtividade da sua equipe. Um time com melhores condições de saúde, conforto e em um clima organizacional positivo tendem a ser bem mais produtivos no dia a dia.

Como o braço de cadeira de escritórios influencia na ergonomia?

Mesmo sendo um componente relativamente pequeno, os braços das cadeiras também têm um papel importante no conforto e ergonomia. Basta você mesmo comprovar a diferença entre ter ou não ter esses braços para se apoiar ao longo do dia. Eles certamente tornam tudo mais confortável.

A cadeira com braços ajustáveis é mais ergonômica para ambientes home office ou escritórios, pois facilita a utilização dos objetos sobre a mesa, como mouse e teclado. Alguns modelos, além de se adequarem na altura, possuem ajuste de largura.

Ao apoiar nos braços da cadeira, você diminui a tensão nos ombros, braços e costas, evitando algumas dores e desconforto.

O que você pode fazer para melhorar a ergonomia?

Levando em conta todos esses fatores, é importante investir na melhor ergonomia em sua empresa, não apenas no braço de cadeira de escritório. Para ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas que vão ajudar. Confira.

Possibilidade de ajustes

Diferentes pessoas têm corpos diferentes. Isso significa que cada uma delas também apresenta necessidades ergonômicas diferentes, as quais precisam ser levadas em conta. Porém, em vez de ter assentos e móveis para cada indivíduo na empresa, você pode resolver isso com uma série de componentes ajustáveis. Se os braços de cadeira para escritório, assim como encosto e altura, forem ajustáveis, por exemplo, você sempre terá assentos adequados para cada colaborador, independente do seu biotipo.

Cadeira Giratória Presidente com encosto em tela RZFK/AI

Material adequado

A composição dos móveis e cadeiras de escritório também faz uma grande diferença em seu aproveitamento. Primeiramente, materiais mais duráveis evitam o rápido desgaste com o uso, o que também evita que certos defeitos prejudiquem a ergonomia. Além disso, alguns materiais podem ser mais úteis para garantir mais conforto e usabilidade. Por exemplo, considerando uma jornada de 8 horas de trabalho em um escritório, um estofado de densidade espuma adequada é melhor para a ergonomia do que uma superfície de plástico ou metal rígido.

Espaço para movimentação

Em ambientes corporativos, é comum o melhor aproveitamento do espaço, armazenando documentos em gavetas, nichos ou armários. Porém, é preciso oferecer mobilidade e fácil deslocamento para pessoas que trabalham na sua empresa. Por isso, ao organizar o espaço de trabalho, é necessário ter em mente o espaço que os colaboradores precisam para esticar os braços, movimentar as pernas e, claro, alcançar todos os materiais necessários com facilidade.

Eduque sua equipe

Por mais que você invista na melhor ergonomia e qualidade de vida da equipe, uma parte considerável desse esforço precisa partir dos seus colaboradores. Se eles não mantêm uma postura adequada durante o dia, então essa infraestrutura não ajudará muito. Nesses casos, é bom oferecer alguma orientação sobre melhor postura de trabalho e garantir que eles também cuidarão da própria saúde.

Agora que você entende melhor a importância do braço de cadeira de escritório, pode fazer o melhor investimento na ergonomia do seu negócio. É um pequeno preço a pagar pela melhor produtividade e qualidade de vida em sua empresa.