Cadeiras com prancheta: conheça um pouco da cadeira mais utilizada nas escolas

A cadeira em sua forma simples, existe há cerca de 2.800 anos a.C. Elas foram inventadas no Antigo Egito, para atender, principalmente, as pessoas de alto poder e hierarquia. Antes das cadeiras haviam os bancos, a ideia foi colocar um encosto para que desse mais sustentação ao corpo e, logo, maior conforto para quem a utilizava. 

No decorrer da história, muitas mudanças foram surgindo, a criatividade trouxe cada vez mais funcionalidades para essa peça milenar, fazendo com que ela se tornasse cada vez mais importante para o dia a dia de toda a humanidade. Hoje em dia as cadeiras são utilizadas no mundo todo e em praticamente todos os ambientes. E, para cada um deles, novos modelos e funcionalidades foram sendo adaptadas em busca de agradar aos gostos e as necessidades todos, como é o caso das cadeiras escolares. 


As cadeiras escolares sofreram grandes modificações ao longo do tempo, de robustas e pesadas até as cadeiras que conhecemos hoje, com pranchetas fixas ou removíveis, leves e que ocupam menos espaço na sala de aula. Não se sabe ao certo quem inventou e a data das primeiras cadeiras escolares, mas acredita-se que boa parte das cadeiras como conhecemos hoje surgiram durante a revolução industrial, no final do século XIX, época em que os meios de produção sofreram uma grande revolução, possibilitando que novos designs surgissem devido a maior possibilidade de produção. 

Cadeira Universitária RZFM

As cadeiras com prancheta ganharam grande destaque por volta da metade do século XIX, quando alguns modelos ainda bem rústicos foram surgindo nas principais universidades e escolas do país, no entanto, por volta dos anos 80 a 90 que esse estilo de cadeira começou a se popularizar, pois se tornou um tipo de cadeira ideal para estudos e demais tarefas que exigiam um apoio para cadernos, livros e papeis. 
 
Hoje em dia, é possível encontrar cadeiras com pranchetas não somente nas salas de aula, mas em auditórios, hotéis e outras empresas utilizam essa opção de cadeira, sobretudo aquelas que permitem retirar a prancheta quando não existe a necessidade de uso. Isso traz maior versatilidade para a cadeira, podendo ser utilizada em ambientes e necessidades diferentes.

Cadeira Universitária em Polipropileno Escamoteável RZPRI

Agora que você conhece um pouco da história das cadeiras com prancheta, que tal conhecer os diversos modelos que a Riazór tem disponível para sua empresa ou escola. Acesse o nosso site para conhecer, clique aqui e veja todos os modelos agora mesmo!