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Para uma boa ergonomia no escritório, evite esses 5 riscos

As desordens musculoesqueléticas tais como a síndrome do túnel do carpo, tendinites, tensões musculares e lesões na parte baixa das costas afetam os músculos, nervos, vasos sanguíneos, ligamentos e tendões de acordo com OSHA ( Occupational Safety and Health Administration ), mas praticar uma boa ergonomia pode ajudar a prevenir os trabalhadores de adquirirem MSDs (Síndrome de Desordem Musculoesqueléticas).

Ergonomia é a pratica de ajustar o trabalho ao trabalhador. Isso inclui evitar tarefas que possam levar a ferimentos. “A ergonomia examinou vários trabalhos onde houve uma alta incidência de desordens musculoesqueléticas e encontrou alguns elementos comuns presentes em cada um desses trabalhos que estão associados com essas lesões” afirma o Departamento do Trabalho e Indústrias do Estado de Washington. “Esses elementos são chamados fatores de risco, porque a exposição a eles aumenta as chances de um trabalhador ficar lesionado”.

Aqui estão cinco fatores de risco ergonômicos para ter em mente no escritório de acordo com Washington L&I:

1 – Repetição: Você faz os mesmos movimentos repetidamente ao longo do dia, tais como digitar no teclado, virar páginas de documentos, clicar um mouse ou usar uma calculadora? Fazer isso pode resultar em trauma para suas juntas e tecidos adjacentes.

2 – Carga estática ou esforços sustentados: Esses termos podem não ser familiares para você, mas Washington L&I diz que esses fatores de risco aumentaram no “escritório computadorizado”. Carga estática é quando os músculos mantem o corpo numa posição única por um longo período de tempo, que pode resultar em problemas de circulação e causar tensão muscular. Esforços sustentáveis são uma forma de carga estática que ocorre quando a força é continuamente aplicada por longos períodos de tempo. Exemplos incluem manter a cabeça fixa enquanto olha o monitor, sentar-se sem fazer qualquer movimento por longos períodos de tempo e segurar pressionada para baixo a tecla shift de seu teclado.

3 – Posições e posturas desajeitadas: “Posturas que dobram as juntas em posições na quais elas são mais provavelmente lesionadas são intituladas como desajeitadas,” nota Washington L&I. Um trabalhador de escritório pode experimentar posturas desajeitadas sentando com os ombros e cabeça para frente em sua cadeira, colocar o telefone entre a orelha e os ombros, estender a mão para cima para acessar o teclado ou o mouse e dobrar-se na cintura para carregar uma copiadora.

4 – Esforço de contato mecânico: Esse fator de riso ocorre quando uma superfície ou objeto duro ou afiado pressiona os tecidos moles de uma pessoa, tais como tendões, nervos e vasos sanguíneos, que pode levar a serias lesões ao longo do tempo. Exemplos de esforço de contato mecânico são quando o punho descansa sobre a beira de uma escrivaninha enquanto se digita, quando os cotovelos repousam sobre um descanso de braço duro ou quando senta-se em uma cadeira que coloca pressão na parte de trás das coxas do trabalhador.

5 – Força: Washington L&I nota que várias tarefas do escritório requerem uma quantidade moderada de força aplicada aos músculos pequenos, que pode resultar em tensão no músculo e ligamentos, inchaço e fadiga. Tarefas que exerçam muita força do trabalhador incluem segurar pastas pesadas, apertar o mouse com muita força e “bater” em um teclado para digitar.