Alongue-se em sua mesa de trabalho

Se você trabalha em um escritório, há boas chances de que você se sente por grande parte do dia. Isso coloca você em risco de problemas relacionados com a ergonomia.

“Não importa quão bem uma estação de trabalho seja desenhada, trabalhar no computador frequentemente envolve muito poucas mudanças na posição do corpo,” diz o Centro Canadense para Segurança e Saúde Ocupacional. “Essa falta de movimento pode levar a dores e distensão muscular.”

Você pode ajudar a prevenir sua saúde dos efeitos adversos de sentar-se começando uma rotina de alongamento. CCOHS descreve um número de alongamentos que você pode fazer em sua estação de trabalho.

Mãos e Braços:

Comece com a mão aberta, e então faça um punho (mão fechada) mantendo o polegar em linha reta. Então, deslize as pontas dos dedos para sua palma de forma que as pontas de seus dedos fiquem perto da base de seus dedos. Você deve sentir um alongamento
Coloque suas mãos para baixo e abra-as. Gentilmente dobre seus pulsos de um lado para outro o mais distante que você conseguir. Segure alongando por cinco segundos. Repita por três vezes.
Alongue seu braço e mão, e vagarosamente gire seu punho até sentir uma sensação de alongamento. Segure por três ou cinco segundos. Repita essa sequência três vezes.
Coloque seus cotovelos sobre a escrivaninha com suas palmas juntas e vagarosamente abaixe seus punhos por cerca de sete segundos antes de relaxar. Repita esse alongamento três vezes.
Pescoço e Ombros:

Traga o topo de seus ombros em direção a suas orelhas até sentir alguma tensão. Segure essa posição por três ou cinco segundos antes de relaxar em sua posição sentado normal. Repita esse alongamento duas ou três vezes.
Enquanto estiver sentado ou em pé – sem levantar seu queixo – deslize sua cabeça para trás. (Se você sentir que está ficando com um “queixo duplo”, você está fazendo esse alongamento corretamente,) Segure contando até 20 e repita cinco ou dez vezes.
Devagar solte sua cabeça para a esquerda, tentando tocar sua orelha esquerda em seu ombro. Segure e então repita com o lado direito.
Colocando suas mãos atrás da sua cabeça, aperte suas escapulas juntando-as.

Costas e pernas:

Entrelace seus dedos e levante seus braços acima da sua cabeça, garantindo que seus cotovelos estejam esticados. Então, pressione os braços o mais distante possível e lentamente incline para a esquerda e depois para a direita.
Segure seu braço direito com sua mão esquerda logo acima de seu cotovelo, e então gentilmente empurre seu cotovelo em direção ao ombro esquerdo. Segure por cinco segundos e repita com o braço esquerdo.
Segure um pé fora do chão com sua perna em linha reta. Aponte os dedos do pé para cima e para baixo. Repita com a outra perna.
Sente-se para a frente em sua cadeira e coloque seus pés horizontalmente no chão, Com a perna esticada levante um pé alguns centímetros do chão. Segure por um momento e volte seu pé para o chão.
Se em algum ponto durante esses alongamentos você sentir dor ou desconforto, pare.