Dicas de como se organizar com o Home Office

O Home office hoje é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho na quarentena. E como o assunto é relativamente recente no Brasil, achamos importante listar algumas dicas e passos sobre o trabalho realizado remotamente. Vamos a eles:

 

1. Utilize ferramentas de gestão para gerenciar as atividades do seu time
O primeiro passo para garantir a alta performance da sua equipe em regime de home office, é utilizar ferramentas que mantenham todos conectados e atualizados sobre o dia a dia de cada um. Existem diversos softwares excelentes – muitos até gratuitos – disponíveis no mercado para ajudar você e sua equipe a manter suas atividades e entregas em dia.

Nossas sugestões: Trello, Todoist, Evernote, Google Agenda.

 

2. Mantenha a rotina da sua equipe
Por mais que os colaboradores estejam fisicamente distantes, é muito importante seguir com os costumes mantidos no escritório. Isto é, se vocês faziam reunião de time semanalmente, continuem fazendo por meio de videoconferência. E se reuniões de rotina não faziam parte do seu dia a dia, talvez agora seja um bom momento para implementá-las. Existem diversas plataformas que podem te ajudar com isso.

Nossas sugestões: Google Hangouts, Microsoft Teams, Appear.in, Google Meet.

 

3. Tenha momentos de descontração
Reserve momentos da sua semana para estreitar o relacionamento do time por meio de conversas virtuais sobre hobbies e outros tópicos descomplicados que normalmente aconteceriam no ambiente físico. Assim você aproxima todos da realidade a qual estão acostumados e, também, ajuda a diminuir o nível de estresse vivido nesse momento.

Nossas sugestões: happy hour virtual, café da manhã em equipe, show de talentos online.

 

4. E falando em estresse… Dê suporte emocional
A pandemia pode criar um ambiente favorável à ansiedade e, por isso, é essencial que as empresas criem ações para ajudar seus colaboradores a passarem por esse momento de forma saudável. Os líderes possuem papel importante nessa questão e podem ajudar mantendo-se disponíveis para conversar, incentivando a prática de exercício físico e compartilhando conteúdos positivos.