Como preparar a peça para pintura a pó

Quer garantir a limpeza da peça pintada com tinta pó? A limpeza e o tratamento das peças são essenciais para garantir um bom resultado. É preciso preparar as superfícies que receberão a pintura eletrostática a pó. Esse processo é importante, tanto quanto a pintura em si. Pular essa etapa prejudica a qualidade do acabamento da pintura bem como sua vida útil.

Limpeza simples:

Vale lembrar, sem tratamento, porém não garante uma fixação da tinta a longo prazo e possíveis desplacamentos por embolhamentos podem ser gerados.

A primeira ação é limpar a superfície com um pano limpo, assim, você remove sujeiras que impeçam a fixação da tinta a peça como poeira.  Vale ressaltar, o pano deve estar muito limpo, assim que ele começa a ficar com resíduos ele deve ser descartado, assim ele não deixa resíduos nas peças.

Remova a oleosidade das peças de aço

oleosidade da peça pode vir do óleo, graxa, proveniente do seu contato com a superfície, transporte, armazenamento, óleos utilizados no corte ou pastas de polimento. É necessário limpar muito bem toda a peça e garantir que a superfície está totalmente limpa.

Limpeza de metais não ferrosos

O alumínio deve ter a superfície limpa da oleosidade, assim como as peças de aço. Caso haja corrosão é necessário utilizar um promotor de aderência para aplicar a pintura.

Como fazer a limpeza de Aço galvanizado Eletrolítico

No Aço Galvanizado Eletrolítico também é preciso usar um pano limpo com solvente para limpar toda a superfície da peça. O segundo passo é lixar a superfície no sentido horizontal, depois vertical, formando pequenos quadrados, eles criam aderência para pintura.

Qual o tratamento ideal para pintura a Pó?

Um dos processos mais utilizados para a limpeza do aço é a fosfatização de ferro ou zinco, porém outros métodos muito eficientes atualmente também são utilizados como o nano cerâmico.

Processo de pré tratamento;

1 – Remover óleos e impurezas com desengraxante aquecido a temperatura indicada pelo fornecedor;

2 – Enxaguar o processo anterior com água corrente;

3 – Remover a oxidação superficial em peças cortadas a laser com ácido fosfórico;

4 – Enxaguar com água corrente;

5 – Refinar para que as superfícies receberam uma camada de fosfato uniforme, para evitar falhas ou imperfeições;

6 – Colocar uma camada de fosfato sobre a peça (tratar);

7 – Secar a peça em temperatura indicada pelo fornecedor do tratamento.

Limpeza por jateamento:

A limpeza por jateamento é muito eficiente e ajuda na melhor fixação da Tinta em Pó, porém, após esse processo, um tratamento é indicado para aumentar a vida útil da pintura. O jateamento remove as substâncias que estejam nas peças, afinal, quanto melhor a limpeza maior é a fixação da tinta em pó.Caso uma dessas etapas não sejam cumpridas a aparência e a durabilidade da pintura ficaram comprometidas.