Por que investir em móveis ergonômicos na empresa?

Segundo a NR 17, é necessário que cadeiras e mesas atendam a requisitos específicos de ergonomia nos ambientes de trabalho. O ideal é que, seja em home office ou nas empresas, os móveis estejam adequados às necessidades dos colaboradores.

Como algumas organizações já voltaram com o trabalho presencial, vamos falar no post de hoje sobre por que investir em móveis ergonômicos na empresa.

O que são móveis ergonômicos?

A má postura no trabalho é responsável por alguns dos principais problemas de saúde dos colaboradores. Para evitar esse problema, surgiram os móveis ergonômicos, que são ajustáveis e se encaixam no corpo de quem os usa.

A cadeira ergonômica, por exemplo, deve permitir diversos ajustes para que sua altura fique correta, bem como a inclinação do encosto e altura dos apoios para os braços. Já as mesas podem proporcionar bem-estar se estiverem na altura adequada. Para isso, as mesas ergonômicas possuem regulagem de altura.

Trabalhar com móveis inadequados pode causar dores nas costas, desconforto, cansaço e improdutividade. Além disso, diversas doenças associadas à musculatura, à coluna vertebral e às articulações começam com móveis inadequados no trabalho.

 

Móveis ergonômicos na empresa

É muito importante garantir que os móveis da sua empresa atendam aos requisitos da NR 17, mas a questão da ergonomia vai muito além disso. Se você quiser que seus colaboradores tenham o melhor desempenho possível é fundamental investir em ergonomia.

Uma mesa adequada é tão importante quanto uma cadeira ergonômica. Do contrário, o colaborador pode ter sua saúde prejudicada e ficar desconfortável.

O desconforto leva ao cansaço, à improdutividade, à perda de qualidade de vida no trabalho e ao desejo de não trabalhar mais na empresa.

 

Benefícios dos móveis ergonômicos para o colaborador

Contar com um mobiliário ergonômico no dia a dia faz toda a diferença. Abaixo, você verá como a ergonomia é importante e quais os benefícios que ela proporciona.

 

Maior conforto

O conforto está sempre entre os principais fatores quando falamos em mobiliário nas empresas. Investir em móveis ergonômicos pode melhorar drasticamente o conforto que você proporciona aos seus colaboradores.

Conforto no geral proporciona melhor capacidade para enfrentar o dia de trabalho, manter um bom nível de atenção e diminuir interrupções. Além disso, o conforto evita dores, doenças e incômodos relacionados à postura e à ergonomia.

 

Melhora a qualidade do seu espaço

O espaço de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Pensando nisso, fica fácil entender a importância da qualidade de vida na empresa.

Investir em móveis ergonômicos é um meio de melhorar muito a qualidade dos espaços que você oferece aos seus colaboradores. Isso traz mais satisfação, que se traduz em colaboradores mais motivados e fiéis à empresa.

Outro benefício da qualidade de vida é a baixa incidência de doenças ocupacionais relacionadas à postura, ao mobiliário ou à ergonomia. Esse tipo de doença pode gerar processos trabalhistas, então, se prevenir contra eles é uma boa ideia.

 

Produtividade do colaborador

Funcionários mais confortáveis e saudáveis são funcionários mais produtivos. Você sabia que o nosso corpo tenta, inconscientemente, encontrar motivos para se levantar o tempo todo quando não estamos confortáveis?

Investir em móveis ergonômicos pode dar a chance de eliminar pequenas distrações físicas, como dores e incômodos. Falando de uma maneira mais clara, seus colaboradores não terão desconfortos que levam a interrupções.

A diminuição do sono também é um fator presente na ergonomia, já que o corpo fica confortável o suficiente para não se sentir cansado com rapidez.

 

Empresas passam a investir em móveis ergonômicos

Diante das inúmeras queixas, processos trabalhistas e desligamentos voluntários, soluções como móveis ergonômicos começaram a ganhar mais força. Ao longo da última década, a popularidade da ergonomia se potencializou rapidamente.

Hoje, essas empresas contam com cadeiras ergonômicas, mesas com regulagem de altura, apoio para os pés, suportes para monitores, entre outros itens que melhoram muito a ergonomia. Como resultado, observou-se uma diminuição na onda de desligamentos voluntários, uma melhora na qualidade de vida e na manutenção da boa saúde no trabalho.

Por isso é tão importante investir em móveis ergonômicos.  Você pode começar por um item que muitas vezes é negligenciado, mas que permite descansar de ficar sentado o dia todo: a mesa com regulagem de altura que permite trabalhar em pé.