Como escolher a melhor cadeira para reunião? Veja o que considerar!

Existem muitos fatores que podem influenciar na produtividade no ambiente de trabalho, seja no planejamento, no uso de ferramentas adequadas, entre outros. Isso inclui também aspectos simples, que nem sempre ganham a devida atenção, como é o caso da escolha correta da cadeira para reunião.

Seja para receber potenciais clientes, parceiros ou para alinhar o trabalho da própria equipe, ter um espaço de qualidade com mobiliário adequado faz toda a diferença.

Mas para isso, é preciso escolher os móveis adequados para a finalidade do seu ambiente. Pode não parecer tão relevante, mas você irá notar os resultados de uma boa escolha em apenas algumas reuniões.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre a importância de escolher cadeiras de qualidade e mostrar o que levar em consideração e como comparar suas opções. Acompanhe.

Qual a importância de escolher a melhor cadeira para reunião?

Mesmo que você não note, a cadeira escolhida pode influenciar na produtividade. Veja abaixo quais itens você deve observar para fazer a melhor escolha.

Aproveitamento do espaço

Depois de ter definido a finalidade do espaço, é preciso considerar a área disponível. Dependendo do tamanho da sala ouauditório, será necessário escolher cadeiras de diferentes funcionalidades para que elas atendam às demandas do local. E, ao contrário do que alguns acreditam, é possível escolher cadeiras coletivas compactas que são confortáveis e úteis para seu negócio.

Compor o ambiente

Outro critério importante, mas que nem sempre vem à mente, é o design das cadeiras. Além de transmitirem uma boa impressão, podem ser configuradas de acordo com a identidade da empresa. E quando bem conservados e adequados ao ambiente podem também causar uma boa impressão.

Facilitar reuniões longas

Por fim, é bom pensar em como as cadeiras afetam diretamente os participantes. Passar muito tempo em um assento desconfortável pode causar mau humor, dificultar o raciocínio ou, em casos mais graves, levar a algum problema ergonômico que prejudica a saúde da equipe. Em momentos em que todos tiveram que discutir temas complexos, que levam mais tempo para serem esclarecidos, é importante ter um ambiente confortável, com cadeiras também confortáveis.

O que considerar ao escolher a cadeira para reunião?

Para cada objetivo existe um tipo de cadeira indicada. Existem alguns critérios que você deve levar em conta na hora de analisar suas opções para escolher aquela que melhor se encaixa em suas necessidades. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Conforto

Em primeiro lugar, você deve pensar em como as cadeiras vão afetar o bem-estar de quem vai usá-las, sejam pessoas da sua empresa ou convidados externos. Se elas não forem confortáveis, então pode ser difícil usá-las sem sentir algum tipo de incômodo até a conclusão da reunião.

Claro, há níveis diferentes de conforto necessários. No geral, quanto maior o tempo de utilização da cadeira, maior a necessidade de que ela traga bem-estar e não cause qualquer problema ergonômico.

Espaço útil

Outro ponto importante, é a disponibilidade de espaço dentro da sala de reunião e a quantidade esperada de pessoas dentro dela. Mesmo que as cadeiras sejam bem confortáveis é preciso considerar acomodar as pessoas de forma que todas possam se deslocar ou levantar caso necessário com facilidade. Ainda é importante ter expectativas razoáveis. Se não for possível comportar o número desejado de pessoas dentro da sala, então é sinal de que você precisa adequar o espaço.

Design

Em seguida, você deve pensar na identidade visual do seu escritório, no estilo dos móveis e como as cadeiras para reunião se encaixam neste ambiente. Pode parecer algo superficial, porém, ao receber visitas de clientes, será muito útil ter um visual claro para causar uma boa impressão.

Se você não tiver isso bem definido, dê preferência a cadeiras com revestimento de cor neutra, como preto ou cinza. Isso permite que você as insira em qualquer ambiente com mais facilidade, mesmo que seu negócio ainda passe por algumas mudanças.

Durabilidade

Ao investir em mobiliário, é necessário pensar também na durabilidade. Certos fatores, como o peso suportado, frequência de uso, estabilidade e o tipo de material, podem influenciar no tempo de vida útil do mobiliário.

O ideal é escolher cadeiras produzidas em materiais de alta qualidade, que comportem alta rotatividade sem perder as características originais.

Compatibilidade com outros móveis

Além do design e durabilidade, a cadeira escolhida deve ser compatível com os demais móveis e trazer funcionalidade para os usuários. Uma cadeira com rodízios, por exemplo, permite que as pessoas se desloquem a pequenas distâncias e agiliza o trabalho. Já a mesa de reunião deve ter altura compatível com seu objetivo – deve possuir a altura ideal para acomodar as pessoas de forma confortável.

Custo e benefício

Por fim, você deve levar em conta todos os demais fatores listados até agora e deve observar o melhor custo-benefício. Dessa forma, você saberá quais cadeiras apresentam maior vantagem em relação ao investimento realizado.

Agora que você sabe como escolher a melhor cadeira para reunião em sua empresa, pode fazer sua escolha com mais segurança. Vale a pena fazer um bom investimento aqui para evitar problemas ergonômicos, contribuir com o bem-estar da equipe e produtividade, além de ajudar a melhorar a imagem da empresa diante do público.

Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Então veja também nosso artigo sobre cadeira ideal para escritório.