Novo aparelho troca o uso do mouse pelo movimento da mão

Leap Motion, aparelho que, conectado a um computador por uma entrada USB, mapeia os movimentos das mãos

“É como o Kinect sob efeito de esteroides”, disse David Pierce, jornalista do site americano “The Verge”, sobre a tecnologia Leap Motion, depois de testá-la.

O Leap Motion, ainda em desenvolvimento nos EUA, é um aparelhinho do tamanho de um iPod que, conectado a um computador por uma entrada USB, mapeia os movimentos das mãos.

É, segundo o fabricante, cerca de 200 vezes mais preciso do que dispositivos semelhantes no mercado e se adapta a uma gama de plataformas muito mais extensa.

Projetado para substituir o mouse e o toque em qualquer situação, ele é compatível com muito mais aplicativos e aparelhos do que o Kinect.

“Logo de cara, o Leap vai se comunicar com tecnologias já existentes para mouses e teclados, o que significa uma compatibilidade prévia profunda”, diz Michael Buckwald, executivo-chefe do Leap Motion.

“Imagine fazer uma curva num carro sem usar o volante. As possibilidades são ilimitadas, porque o Leap é versátil o suficiente para se incorporar em uma vasta gama de produtos eletrônicos”, propagandeia o executivo.

Tarefas básicas, como usar um sistema operacional ou navegar na internet movimentando as mãos e fazendo gestos, também serão possíveis com o dispositivo.

Inicialmente, ele será compatível com Windows (inclusive o 8, que será lançando oficialmente em outubro) e OS X, mas a empresa já trabalha para estender a abrangência a outros sistemas operacionais.

FOCO ÚNICO

Uma desvantagem em relação a outras tecnologias é que o Leap Motion não mapeia o corpo todo: é focado no movimento das mãos. Para esse fim, no entanto, é muito mais eficiente do que os concorrentes, diz Buckwald.

“Mapeamos as mãos com detalhe e sensibilidade excepcionalmente maiores do que qualquer outra tecnologia no mercado. E somos a única solução que mapeia todos os dez dedos individualmente em 3D.”

O discurso de vendedor de Buckwald teve respaldo não só do site “The Verge” como também de outras publicações de tecnologia que puderam testar o produto.

Em maio, a revista “Wired” publicou uma reportagem intitulada “Por que o Leap é o melhor sistema de controle de gesto que nós já testamos”. “É tão preciso que fomos capazes de desenhar círculos dentro de uma área de 1 cm²”, afirmou a revista.

“A empresa alardeia a incrível baixa latência [resposta rápida] do sistema, e nós confirmamos que não houve demora alguma durante nosso teste”, disse o site “Engadget”, que considerou o Leap Motion “impressionante”.

ENCOMENDAS

Até agora, mais de 26 mil desenvolvedores de 140 países diferentes solicitaram um modelo do aparelho. “Eles inventaram coisas que não imaginávamos. Aplicativos feitos especificamente para o Leap serão essenciais para disseminá-lo”, diz Buckwald.

O Leap está em pré-venda por US$ 70 para todo o mundo, inclusive para o Brasil, no site leapmotion.com. Deverá chegar aos consumidores até fevereiro de 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=_d6KuiuteIA&feature=player_embedded