Limpando mesas com tampo de vidro – cuidados especiais

Algumas dicas simples podem ajudá-los nesse difícil dilema, afinal, se você não souber a maneira correta de limpar os vidros, eles ficam opacos e com a aparência de sujos, cheio de marcas de dedos. Confira algumas dicas: 

– Se o vidro se encontrar muito empoeirado ou engordurado passe antes apenas papel (absorvente ou jornal) ou sumo de limão. Depois o limpa vidros, senão a sensação de ineficiência e cansaço é tão grande que acabarão sempre exaustos.

– Misture partes iguais de água quente e vinagre. O vinagre retirará além da gordura, as manchas. Use um pano que não solte fiapos (camisetas velhas) ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado. De todas as opções a melhor é a camiseta velha, experimente.

– Agora se a limpeza não for tão pesada, passe apenas álcool que já resolve bem.

– Evite lavar os vidros ao sol, pois este seca rapidamente os produtos deixando marcas.

– Faça movimentos verticais de um lado e horizontais do outro lado do vidro. Assim, ficará mais fácil perceber de que lado são necessários os retoques.

– Aplique cera automotiva sob o vidro. É impressionante como fica mais fácil limpar com esse produto. Não deixa sombras e de alguma maneira repele a poeira.

– Para proteger o vidro da mesa do choque térmico, evite colocar vasilhas ou panelas quentes diretamente sobre o vidro. Use sempre algo entre a panela e o vidro.

– Uma tampinha de amaciante de roupas em um litro de água é uma ótima solução para a limpeza de mesa com tampo de vidro.

– Tire tinta fresca de vidros com vinagre quente misturado com água.

 

COMO DESEMBAÇAR O VIDRO

– Pegue um sabão em barra (sabonete não serve) e esfregue-o sobre todo o vidro “seco” até ficar uma mancha.

– Logo em seguida retire o mesmo com um pano ou uma toalha bem seca até o vidro ficar limpinho e transparente e depois verifique o resultado.

– É incrível, por uma semana (mais ou menos) você terá um vidro que não embaça de forma alguma.

OBS: É também uma ótima dica para vidros de carros que não tem desembaçador. Vale lembrar que vidros e espelho são peças delicadas, por isso sempre que for possível utilize apenas um espanador para retirar a poeira.

Receita de limpador de vidro caseiro

Você vai precisar de:
– 2 colheres (sopa) de amônia
– 1/2 copo de álcool para limpeza
– 1/4 de colher (chá) de detergente
Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão.
Já as partes de madeira ou inox que compõem geralmente a base da mesa devem ser adequadamente limpos, para evitar manchas.

 

Fonte: Blog Clube do Lar