Cuide dos seus móveis de acordo com o material

Dicas para a limpeza e manutenção dos móveis para escritório

Como os móveis de escritórios são, na maioria das vezes, compostos por diferentes materiais, muitos se confundem na hora da limpeza e acabam por danificar o acabamento dos móveis. Leia nossas dicas e saiba como tratar mesas, cadeiras e armários de escritório:

1. Móveis em Madeira e Compensados (MDP)
Para móveis com revestimento melamínico ou folha de madeira, mesmo que tingidos:

Limpeza diária: Utilize apenas uma flanela para a retirada do pó, seca ou levemente umedecida em água
Limpeza semanal: utilize uma esponja macia, umedecida em água e sabão neutro. Retire o sabão com uma flanela e, se necessário, seque em seguida
Cuidados: Mantenha distância de produtos abrasivos para não manchar a superfície dos móveis. Ceras são permitdas apenas para revestimentos em folha de madeira, desde que utilizadas ceras específicas para o material.

2. Móveis em Metal e Ferro

Acabamento em pintura Epóxi

Limpeza diária: Retire o pó com uma flanela, seca ou levemente umedecida em água.
Limpeza periódica: Faça a limpeza com uma esponja umedecida em água e sabão neutro. Retire os resíduos com um pano limpo e, se necessário, seque com a ajuda de uma flanela.

Cuidados: Evite a utilização de produtos químicos, cera e abrasivos, que podem manchar e estragar a superfície dos móveis.

Acabamento cromado

Limpeza diária: Retire o pó com auxílio de uma flanela seca ou pano macio, evitando que o acúmulo de poeria provoque o aparecimento de ferrugem.
Limpeza periódica: Pode-se aplicar cera automotiva ou vaselina líquida, uma vez por semana, para conservar o acabamento. Ao fazer isso, proteja partes de outro material para não provocar manchas.
Cuidados Especiais: As peças com acabamento cromado são mais sensíveis às variações climáticas do ambiente, por isso é importante tomar cuidado com a localização. Nunca utilize peças cromadas, em metal ou com pintura epóxi em áreas externas. Em locais sujeitos à maresia recomenda-se a climatização adequada do ambiente com ar condicionado.

Alumínio Polido, Inox

Limpeza Diária: Retirar o pó com auxílio de flanela seca ou levemente umedecida em água.
Limpeza periódica: Após o contato contínuo de mão ou quando sujeito à maresia, as partes em alumínio tendem a perder o brilho e adquiri opacidade. Para isso aconselhamnos a aplicação de polidores para alumínio até uma vez por semana.

3. Plásticos e derivados

Poliuretano, Polipropileno e Perfis

Limpeza: Lave com água e sabão neutro ou limpe com auxílio de uma esponja ou pano macio.
Cuidados: Não aplique produtos químicos e abrasivos, evitando riscos, ou produtos a base de cloro e alvejantes, que ressecam o material.

4. Vidros (cristal e jateado)

Limpeza: Utilize um pano limpo e macio umedecido em álcool ou produtos específicos para vidro. Limpe a superfície fazendo movimentos circulares.
Cuidados:Não utilize produtos químicos e abrasivos, bem como produtos que contenham solvetos e/ou amoníaco. A face jateada do vidro deve sempreser usada para baixo. Para melhor preservação evite batidas e não apóie objetos quentes/gelados diretamente sobre o tampo.