Cuidados com a postura no ambiente de trabalho

Quem trabalha sentado em frente ao computador conhece bem os malefícios causados pelo esforço nas juntas e articulações. Tendinite, bursite, inchaço nas pernas e vista cansada são alguns do sintomas que podem ser previnidos com uma postura adequada. Confira nossas dicas e dê adeus ao mal estar:

A cadeira certa

O cuidado com a saúde começa na hora de escolher as cadeiras para escritório. A cadeira ideal deve ter opções para regulagem do assento, braços e encosto. Assim é possível que ela se adapte a diversos usuários, de acordo com o biotipo de cada um. Além disso, deve-se levar em consideração o conforto ao sentar-se, pois é nela que se passa a maior parte do dia.

A postura ideal

Após algumas horas em frente ao computador, a tendência é buscar outras posições e esquecer de sentar corretamente. O mais comum é inclinar o corpo para trás, danificando o encosto da cadeira, ou jogar o corpo para frente, prejudicando a coluna vertebral.
A verdade é que, quando falamos em postura ideal, até a posição das mãos sobre o teclado é um fator importante. Elas devem estar alinhadas com o cotovelo para não tensionar os músculos, enquanto o monitor na altura dos ohos evita a vista cansada e problemas no pescoço.

Veja o diagrama abaixo para instruções de como sentar corretamente: