Conservação da cadeira: veja 4 dicas para ajudar melhorar a sua vida útil

Assim como todos os outros objetos que adquirimos as cadeiras de escritório tem a sua vida útil, qual pode ser estendida ou antecipada de acordo com a sua utilização. Mas com alguns cuidados bem simples e que não consomem tanto tempo para realizá-los, você pode dar vida longa a sua cadeira, dispensando a necessidade de substituí-la tão cedo. 

Uma cadeira, diferentemente de um celular, ou algum periférico do seu escritório, não aparecem na lista de objetos que comumente apresentam a necessidade de ser substituídos recorrentemente, isso porque normalmente, uma cadeira de escritório tem um período de utilização de aproximadamente 7 a 10 anos, podendo durar até mais do que isso, mas é claro, para que essa durabilidade seja vista, é necessário tomar alguns cuidados bem simples para que a sua cadeira não te deixe na mão. 

Separamos abaixo algumas dicas e instruções importantes para que você possa colocar em prática e aumentar a vida útil da sua cadeira. Vamos lá: 

      1.Evite o sol diretamente – independente do material da sua cadeira, ao deixá-la exposta a luz solar pode fazer com que o material sofra danos irreversíveis como, manchas e desbotamento, ressecamento e rachaduras. Dessa forma, se sua sala, ou local em que sua cadeira está localizada tem contato direto com a luz do sol, é importante realizar uma alteração no layout do ambiente para que ela fique protegida. 
 

     2.Atente-se para a limpeza – mantenha a sua cadeira sempre higienizada para evitar ácaros e bactérias, além de colaborar para a sua preservação você também colabora com a sua própria saúde. Entretanto, evite utilizar produtos corrosivos, se o material da sua cadeira for de tecido, dê preferência para um pano microfibra levemente umedecido com água e vinagre branco, passe por todo estofado e encosto. Mas caso o material seja em PU, couro ou outro material sintético, você pode utilizar o silicone líquido para limpar e hidratar esse tipo de material, renovando as características da sua cadeira e prolongando a vida útil da mesma. Já nas partes de plástico você pode utilizar sabão neutro misturado com água, enquanto que na parte metálica, utilize apenas um pano seco para evitar ferrugem e remover poeira. Nas rodinhas utilize um pincel ou uma escova pequena para eliminar a poeira acumulada.  
Você pode realizar essa limpeza a cada 15 dias, ou no mínimo uma vez ao mês. É importante lembrar que, em tempos de calor é quando transpiramos mais, dessa forma, o suor pode danificar o acabamento da sua cadeira, por isso, caso necessário, faça uma limpeza diária com um pano levemente umedecido após utilizá-la.  
 

     3.Cuidado com os animais de estimação – eles fazem parte da nossa família e circulam por todos os ambientes da casa, mas é importante cuidar para que eles sem querer acabem estragando a sua cadeira, dessa forma tente educá-los para que não subam na cadeira e acabe acontecendo um acidente. 
 

     4.Utilize a cadeira corretamente – o uso indevido da cadeira pode danificar o material, além de provocar desconforto e problemas para sua postura, sobretudo para a sua coluna. Dessa forma, evite sentar-se de maneira incorreta, deposite sempre seu peso de maneira central na cadeira, ocupando todo o assento e encoste suas costas no encosto, de maneira que sua coluna permaneça bem alinhada.  

Com essas dicas esperamos ter ajudado a você com alguma dúvida e que sua cadeira possa ter uma excelente durabilidade. Caso tenha alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco!