A importância da densidade da espuma da sua cadeira e para que ela serve

A escolha de uma cadeira de escritório vai muito além de seu design, ao adquirir uma cadeira, um dos principais itens a ser considerado é o seu conforto. Durante a jornada de trabalho nós passamos grande parte do tempo sentados, por isso é extremamente importante ficar de olho nas normas de ergonomia para garantir o seu bem-estar e o material necessário para que sua cadeira esteja adequada a sua necessidade. 

Existem diversos fatores que definem a qualidade da espuma, entre eles estão a densidade e a recuperação da sua elasticidade. A NR 17 (Norma Regulamentadora 17), não apresenta uma regra específica a esse respeito, a única recomendação é de que os assentos apresentem pouca ou nenhuma conformação.  Dessa forma, a densidade da espuma é determinante para garantir a qualidade da cadeira e também da sua saúde. 

Sobre a densidade da espuma 

A densidade da espuma quer dizer que o peso cúbico da espuma corresponde ao seu peso em metros cúbicos. Sendo assim, a classificação da mesma corresponde ao seu valor em peso, ou seja, quando falamos que a espuma utilizada em um estofado é classificada como D33, por exemplo, isso quer dizer que cada metro cúbico dessa espuma deve pesar 33kg. 

É importante que você saiba que quanto maior for a densidade mais peso ela vai suportar. Por isso é importante considerar as formas de uso do produto de acordo com o seu peso e tempo em que permanecerá sentado na cadeira, por exemplo. Desta forma sabe-se exatamente qual espuma deve ser usada para a sua necessidade. 

O recomendado é que as espumas sejam de no mínimo D-33, que é a que suporta uma pessoa de até 90 kg. Acima disso temos a D-45 ou a D-65, que suportam pessoas mais pesadas. Enquanto isso, as cadeiras destinadas a outras categorias e necessidades, como infantis ou para recepções, salas de espera, de modo geral, podem ser utilizadas as espumas com densidades menores, como a D-28.  Também é importante que você saiba sobre as mesclagem de espumas em uma cadeira, normalmente, as cadeiras recebem espumas com densidades maiores nos assentos do que nos encostos, isso porque praticamente todo o seu peso ficará sobre o assento, enquanto o encosto da cadeira lhe servirá de apoio e exigirá mais conforto do que resistência. 

Por que é importante escolher a densidade certa da espuma?

Optar por uma boa cadeira traz diversas vantagens. Vejamos quais são elas:

  • Durabilidade 

As espumas possuem células permeáveis ao ar, e por isso são mais suscetíveis à grande variação de temperatura e umidade. É indicado que o seu ambiente de trabalho esteja adequado a temperaturas entre 20 e 23°C para garantia e preservação das características da espuma da sua cadeira. 

A densidade correta manterá a qualidade e estética da sua cadeira por mais tempo, é importante que a densidade esteja de acordo com o seu peso, para que ela consiga corresponder ao tempo de vida útil para o seu uso. 

Um dos cuidados a serem tomados é evitar manter pressionado uma pequena área do assento por um longo período, evitando que uma deformação permanente possa acontecer. 

  • Conforto e Ergonomia 

É importante seguir às normas reguladoras para oferecer o conforto necessário para a jornada de trabalho de 8 horas diárias. Por isso, a densidade correta da espuma pode colaborar para que o usuário consiga trabalhar com a postura adequada e, dessa forma, reduzir as chances de sofrer com dores e outros problemas causados pela má postura.  

  • Respeito às normas 

Como dito no início, a NR17 não especifica nenhuma densidade para as espumas, mas é exigido que para qualidade do produto, todos os assentos apresentem pouca ou nenhuma conformação. 

Algumas convenções de trabalho têm o direito de exigir características especiais para suas cadeiras. Como é o caso do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vestuário de Americana e Região-SP, por exemplo, estabeleceu em sua Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 que a densidade mínima das cadeiras das costureiras é de D-50. 

Conclusão, é importante escolher corretamente a densidade da espuma para a sua cadeira, pois assim você garante uma melhor ergonomia, conforto e qualidade de uma cadeira. Além disso, terá uma durabilidade maior do equipamento. 

E agora, se gostou dessas dicas e ficou interessado, entre em contato com a Riazór e veja como podemos ajudá-lo a encontrar a cadeira ideal para você ou para a sua empresa.