Conforto para produzir

Monitor: o centro da tela deve estar abaixo dos olhos do usuário, num ângulo de 15º, posição de descanso do globo ocular. A distância entre o olho e a tela deve ser de 60 cm.

Luminárias: devem estar posicionadas de maneira perpendicular à tela. Luminárias com refletores parabólicos evitam ofuscamento e requerem limpeza semestral.

Superfície de trabalho (mesa): devem ser evitados o brilho e cores escuras, que saturam e cansam a vista ao gerar contraste com o papel. Bordas arredondadas, em um ângulo de 180º, garantem maior conforto ao usuário. Uma superfície com altura de 70 a 72 cm atende bem a um grande universo de pessoas. Apesar de permitirem um maior adensamento das estações de trabalho, mesas com profundidade de 60 cm requerem o uso de monitores de tela plana com 17″.

Apoio de pés: os pés devem estar totalmente apoiados no piso. No entanto, esse acessório se torna desnecessário se o tampo da mesa e do teclado forem reguláveis.

Layout: a organização do ambiente deve apresentar uma correspondência direta tanto com o trabalho realizado, quanto com as solicitações externas impostas a essa atividade específica. Salas amplas ocupadas por um número muito grande de estações de trabalho funcionam como verdadeiros labirintos e não prevêem rota de fuga. Sem estabilidade, as divisórias caem ao menor esbarrão.

Divisória: se for feita de materiais absorventes, pode servir para melhorar o conforto acústico do ambiente. As cores devem ser neutras.

Cadeira: deve permitir que o usuário seja corretamente apoiado pela região lombar e tuberosidades isquiáticas, parte do corpo onde acontece o contato da nádega com a superfície do assento. Mobilidade e flexibilidade são características necessárias em uma cadeira, que deve permitir deslocamento fácil, ajustagens dinâmicas e rápida alternância postural. A altura do apoio de braço, se houver, deve ser compatível com o da superfície de trabalho.

Por Valentina N. Figuerola