10 dicas para cuidar da sua imagem no trabalho

A competição, a falta de tempo e o excesso de trabalho têm feito muitas pessoas ficarem perdidas na hora de cuidar da própria imagem. Como conciliar carreira e vida pessoal? Onde começa uma e termina a outra? Como não levar o funcionário para casa?

Para ajudar nessas dúvidas com relação à carreira, preparamos dez dicas vitais que vão ajudá-lo no seu sucesso profissional.

 

 

Desligar o celular fora do horário de trabalho é um direito!

1. Celular tem hora – No seu horário de descanso você não precisa responder e-mail ou atender o seu smartphone (a não ser que você seja um obstetra, pediatra etc). Nos outros casos imponha limites. Aliás, a justiça recentemente considerou que incomodar o funcionário no horário de folga configura hora extra. Está de folga? Relaxe! Isso ajudará você a ser mais produtivo nos dias de labuta.

Só atenda o celular alheio se for solicitado

2. Celular é pessoal, com exceções – Se um colega deixa o celular na mesa e o aparelho toca insistentemente você só deve atender se ele lhe pediu isso explicitamente. Nesse caso diga assim: “Celular do beltrano” e logo explique que ele está em reunião ou outro compromisso. Agora, se ele NÃO pediu para que você atenda, faça-se de surdo e deixe tocar.

Evite o almoço na mesa de trabalho

3. Almoço no escritório – Caso o local não tenha um refeitório ou copa, evite. Almoçar na mesa do escritório incomoda os colegas e o cliente pode flagrar você com a boca na botija, literalmente.

Não misture amizade e trabalho

4. Amigos, amigos, negócios à parte – Seja na busca por um emprego ou promoção, lembre-se que seu amigo quer crescer tanto quanto você. Se estiverem disputando a mesma oportunidade, não leve para o lado pessoal e mostre sua competência. Se a pessoa for amiga de verdade, vai superar perder a vaga para você.

Saiba a hora de dizer “não”

5. Diga não – Assumir mais tarefas do que pode cumprir vai, certamente, levar você ao fracasso. Por isso, tenha uma lista das suas atividades diárias. Quando surgir algo novo mostre (visualmente) que terá que encaixar na data disponível e não na que o seu chefe quer. Você também pode sugerir para ele postergar algo solicitado anteriormente para a semana seguinte e atender a emergência nova. Assim ele verá que não é má vontade, mas pura falta de tempo.

Ficar fora da panelinha não é ruim

6. Dentro ou fora da panelinha – Não é porque a turma do trabalho se reúne nos fins de semana que você tem obrigação de participar. Colegas não precisam ser amigos pessoais, mas de vez em quando dê o ar da graça para não soar antissocial demais da sua parte.

E-mail recebido é e-mail respondido

 7. Responda tudo – Um ou 300 e-mails na sua caixa postal? Se não for corrente ou piada, você deve responder ainda que se atrase um pouco.

Controle o choro

8. Engula o choro – Chorar por motivos profissionais mostra que você não consegue lidar com o estresse natural do trabalho. Além disso, pode revelar falta de autocontrole. Para não ganhar fama de pessoa que não sabe lidar com a pressão, aprenda a engolir o choro e manter uma postura serena, mesmo nas horas mais difíceis.

Tenha domínio próprio

9. Um dia de fúria – Nem pense em ter um acesso de cólera no trabalho. Dominar as próprias emoções é uma arte que conta pontos no ambiente corporativo. Bater na mesa ou gritar depõe negativamente contra você. Aprenda, por meio de cursos ou leitura, a controlar seus sentimentos.

Vista-se adequadamente para o cargo

10. Vista-se adequadamente – Escolha sua roupa de acordo com o cargo que almeja ou como quer ser visto profissionalmente. Use roupas sóbrias e inspire confiança.

 

Fonte: Elegante Sempre