Por que meu cofrinho é um porco?

O famoso cofre de porquinho, sem dúvida, foi o primeiro meio que muita gente utilizou para guardar dinheiro. É um costume ensinado desde que somos crianças. Mas, certamente alguém já se perguntou como surgiu os cofres em forma de porquinho. E mesmo não se tratando de um bichinho de estimação, quando o assunto é porquinho a Oinque marca presença e trás mais essa curiosidade para você. Conheça a origem do cofre de porquinho a seguir.

A TEORIA DA MULTIPLICAÇÃO

Esta teoria é bastante conhecida e tem os créditos do engenheiro francês Sebastian la Pestre que, devido a reprodução acelerada do animal, determinou que ele era um símbolo da multiplicação. De acordo com Petre, em dez anos uma leitoa chega a produzir seis milhões de filhotes. Se o intuito de ter um cofre é poupar/gerar dinheiro, nada melhor do que guardá-lo num objeto com este significado.

CONFUSÃO MEDIEVAL

Outra teoria forte vem da Inglaterra do século XVI. Nesta época, utensílios domésticos utilizados por europeus pobres não eram feitos de metal, devido ao custo do material. Na época, a solução encontrada foi de utilizar uma espécie de argila vermelha chamada de pygg clay, ou pygg para substituí-lo. Neste período as pessoas já usavam os cofres, e eles eram potes feitos desta mesma argila. Com o tempo eles passaram a ser chamados de pygg banks.

De acordo com historiadores, um certo artesão que não conhecia o objeto, recebeu uma encomenda de um pygg bank e, por desconhecer o assunto, ele produziu um cofre no formato de um porco, já que “pig” significava “porco” em inglês. Ou seja, um ceramista criou o primeiro cofrinho de porco devido uma confusão de palavras.

TRADIÇÃO

Segundo o calendário chinês, o porco é conhecido por ser um símbolo de fartura. Seguindo a crença, o cofrinho de argila no formato de um porco foi pensado para trazer riqueza e prosperidade ao lar dos chineses.

Fonte: Oinqueminipig