Os computadores no trabalho

O computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.

Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como “computador”.

No início os computadores pessoais eram enormes, trancados em salas refrigeradas e operados apenas por poucos. Aos poucos foram evoluindo e diminuindo de tamanho. Eram usados como programadores em fábricas e depois, em suas versões menores, como diversão, pois não ofereciam ainda muitos recursos nem memória. Com o lançamento do Apple II o mercado de computadores pessoais começou a crescer, fazendo com que outras empresas corressem contra o tempo para conseguir competir.

Os computadores são itens essenciais num local de trabalho, onde quase tudo é realizado. Assim como os ambientes e os móveis de escritório, que se adaptaram de acordo com o tempo, transformando-se em ambientes sofisticados, os computadores evoluíram. Suas telas de tubos transformaram-se em telas LCD, com CPUs discretos, teclado e mouses compatcos que ajudam a compor todo o ambiente necessário, refinado e elegante que a atualidade requer.