História do cofre

Cofre é um compartimento próprio para armazenar dinheiro, bens ou documentos de valor. Pode ser subterrâneo ou embutido em armários ou paredes. Seu revestimento pode ser de uma camada espessa de concreto,aço ou madeira.

Para garantir sua inviolabilidade, possui um segredo ou chave ou ambos, o que permite que apenas o possuidor do segredo abra-o. Tal segredo pode ser mecânico (girando um disco com marcações de 00 a 99 à direita e à esquerda), eletrônico (digitando uma senha em um teclado numérico) ou com uma chave. Os pequenos cofres (cofrinhos) em formato de porco não têm segredo, por serem utilizados por crianças: para recuperar o dinheiro ali existente, deve-se quebrar o cofre, feito neste caso de porcelana. Conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Aurélio Buarque de Holanda – 1ª Edição, 11ª impressão, também significa ‘arca’, ‘burra’. Está com as burras cheias significa estar com os cofres cheios.

No século XVIII, existia um tipo de argila chamada pygg. As pessoas usavam os potes feitos de pygg para guardar moedas. Ao atender uma encomenda, um ceramista inglês, que não estava familiarizado com o termo, confundiu pygg com pig (“porco”, em inglês). Por isso, preparou potes em forma de porco. O engano acabou fazendo o maior sucesso.