Design sustentável

Cada vez mais a sustentabilidade é procurada pelas pessoas. A necessidade de reciclar, reutilizar, diminuir o impacto no meio ambiente não está ligado apenas ao que é descartado pelas pessoas, está ligado também ao que elas usam. Partindo desse princípio e querendo inovar com a tentência, alguns designers criaram móveis sustentáveis, onde o impacto no meio ambiente é mínimo e o design é mantido.

 

Boa parte do design de móveis sustentável é feito partindo do princípio de ser multitarefas e de economizar espaço, além da escolha por materiais adequados. Essa é a proposta do uruguaio Claudio Sibille com a cômoda Ludovico. Além das gavetas, o móvel “esconde” duas cadeiras e uma mesa, sem ocupar mais espaço. Os itens podem ser facilmente usados e recolocados. Para convidados inesperados ou para o dia-a-dia, vai aí uma dica para economizar espaço nas casas. O móvel é feito de madeira de reflorestamento certificada.

 

 

O designer Mauricio Affonso utilizou a icônica mesa da Ikea, a Björkudden, para criar um modelo que se expande, ideal para apartamentos pequenos. Com apenas um móvel, é possível ocupar pouco espaço para o dia a dia dos moradores e, com algumas transformações, poder receber vários convidados. Segundo o designer, a intenção é criar uma linha de móveis mais flexíveis, que se adaptem a diferentes necessidades e que podem ser usados em diversos contextos, o que diminui a necessidade de troca e descarte desses objetos.

 

O designer de Seattle Jeff Skierka produziu essa mesa com formato de fita com reutilização de pedaços de madeira. A peça vai começar a ser produzida para venda também em outras cores.