Como funciona um cofre

O que é um cofre mecânico?

Por definição, os cofres são locais em que é possível manter os itens em segurança. Embora nesse ponto todos sejam iguais, o mecanismo de funcionamento varia, criando vários tipos.

cofre mecânico é um modelo que não exige nenhum dispositivo extra ou recurso como pilhas, baterias ou painel eletrônico. É uma opção clássica, fácil de ser encontrada e que tem grande funcionalidade.

Foi o primeiro a existir e, ainda hoje, é um dos mais vendidos justamente por causa de seu conjunto de características.

Quais são os modelos disponíveis?

Tradicionalmente, há aquela ideia de um cofre na parede, atrás de um quadro ou de uma porta falsa do armário.

Embora o cofre mecânico apareça nesse modelo comum, atualmente ele surge em formas diferenciadas para atender a várias necessidades.

Ele pode aparecer, por exemplo, em formatos menores, tornando-se móvel e servindo até para viagens. Da mesma forma, há modelos voltados para carregar no carro e manter os principais pertences em total segurança.

Para quem deseja algo ainda mais discreto, há os que se parecem com tomadas, de modo que a garantir o total disfarce para quem não sabe que o item está presente em um cômodo.

Como funciona um cofre desse tipo?

Mas, afinal, como é o funcionamento desse elemento? Justamente por se tratar de uma opção clássica, essa questão é bem simples.

O mais comum é que ele possua uma fechadura especial, que só pode ser aberta com uma chave específica. Devido à combinação para formar a chave, não é possível arrombar o item.

Há, ainda, a possibilidade que tem uma espécie de segredo manual. Ele se baseia em uma combinação de números, exigindo que o mecanismo seja girado para formar a sequência numérica.

Nesse caso, há uma divisão no disco que vai de 0 a 99. A partir da movimentação, é possível definir a sequência e usá-la posteriormente para a abertura.

Em qualquer um dos casos, o item é feito com material reforçado e inviolável. Assim sendo, não é viável fazer a abertura sem a chave, o segredo ou sem destruir o que há dentro. Com isso, há um desestímulo às tentativas de invasão.

Além de tudo, o funcionamento faz com que esse modelo não dependa de energia elétrica ou de carregamento de bateria. Com isso, é funcional em qualquer condição, mesmo em situações adversas.

Como não possui sistema eletrônico, não pode ser invadido por meio de códigos maliciosos, garantindo a total segurança.

Agora que você já sabe como funciona um cofre mecânico, pode considerar adquirir um desse tipo para que ele atenda às suas principais necessidades.

Veja abaixo quais são os diferentes tipos de aberturas de cofres disponíveis no mercado!

A abertura de segredo

Essa abertura é ideal para quem não deseja arriscar-se andando com chaves ou não quer correr o risco de tê-las roubadas.

No cofre manual, a pessoa deve girar o disco, respeitando uma sequência numérica específica, que é a senha.

No cofre digital, existe um display numérico para que seja digitada a senha, geralmente composta por 4 a 6 numerais. Sistemas mais avançados permitem misturar letras e números (sistema alfa numérico). Existem modelos que permitem até o cadastramento de diferentes senhas, assim cada usuário pode ter sua própria senha.

A abertura biométrica

Essa é um dos tipos mais valorizados de aberturas de cofres. O cofre dispõe de um sistema inteligente com leitor biométrico. Assim, somente a pessoa que tem suas digitais cadastradas no sistema poderá ter acesso ao conteúdo do cofre.

Algumas grandes empresas empregam a abertura biométrica por meio de reconhecimento óptico, ou seja, o leitor biométrico lê a retina do usuário e não sua digital.

São muito seguros, já que a chave de acesso está na própria pessoa.

A abertura Yale

No caso das aberturas de cofre Yale, utiliza-se uma chave formada por pinos que se alinham aos dentes encontrados na lateral do cofre.

As chaves Yale são muito comuns, sendo usadas em casas e apartamentos. São mais seguras que as chaves Gorje, modelo mais antigo, mas que ainda é usado em residências.

A abertura Tetra

A chave Tetra é semelhante à chave Yale, mas possui uma diferença significativa: ela possui 4 segredos e não apenas dois, como a Yale. Isso significa que é como se o usuário tivesse 2 chaves diferentes em uma única peça.

Pode-se, portanto, dizer que as chaves Tetra são 2 vezes mais seguras que as chaves Yale. É um modelo indicado para o armazenamento de muitos bens ou de bens de alto valor.

Os comerciantes costumam utilizar bastante o cofre com abertura Tetra.

Tanto as chaves Yale quanto as chaves Tetra dispensam manutenções futuras provocadas por desgastes na bateria ou por falhas no sistema.

A abertura mista

As aberturas de cofres mistas estão presentes nos modelos digitais com chave. São essas as aberturas:

  1. Abertura formada por um teclado integrado ao sistema onde o usuário define sua senha;
  2. Abertura por chave, caso o usuário venha a perder a senha ou para casos especiais (especialmente emergências) que exigem a abertura do cofre por pessoas de confiança, mas que não possuem a senha.

É o tipo de abertura ideal para pessoas proativas, que gostam de se prevenir contra imprevistos.

A abertura camuflada

Entre as aberturas de cofres, a abertura camuflada se destaca por sua originalidade. O tipo de cofre que apresenta essa abertura é o embutido ou disfarçado— ele fica embutido na parede e o usuário usa uma tomada para abrir e outra para fechar o cofre (também podem ser usados interruptores).

O equipamento embutido realmente permite ligação elétrica, que se desliga quando o cofre é manuseado.

Trata-se de um tipo de abertura muito segura e no estilo “espionagem”, para os amantes das histórias de detetives.