Como criar um ambiente de trabalho feliz

COMO CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO FELIZ

Criar um ambiente de trabalho feliz e agradável é fundamental para motivar os colaboradores e fazer com que eles se tornem mais eficientes e produtivos. Quem ganha com isso é tanto a empresa, que passa a lucrar mais, como o colaborador, que se sente satisfeito, passando assim a fazer o cliente feliz.

Para ajudar você a conseguir construir um ambiente nesse padrão fizemos este texto em que reunimos quatro dicas. Acompanhe!

 

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Sem sombras de dúvidas o reconhecimento se apresenta como um dos principais fatores no que diz respeito à criação de um ambiente de trabalho feliz e agradável, segundo o que aponta um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Quando os gestores reconhecem a importância de seus colaboradores para o desenvolvimento de seu negócio, faz com que eles se sintam importantes e úteis. Isso, por sua vez, estimula o sentimento de felicidade.

Melhor ainda é quando eles sabem que a marca investe em projetos de responsabilidade social, beneficiando a população local. Quando entendem que seu trabalho tem um lado que é também social, ficam mais satisfeitos.

 

INFRAESTRUTURA ADEQUADA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A infraestrutura também deve ser observada pela empresa, caso deseje garantir um ambiente de trabalho feliz e agradável.

Uma infraestrutura adequada oferece o que for possível para que o trabalhador possa desempenhar suas funções com eficiência e produtividade, enfim, o necessário para que não tenha dores de cabeça.

Quando a empresa não oferece uma boa infraestrutura, desmotiva o trabalhador, criando nele a percepção de que a marca não se importa com o seu bem-estar, nem com o seu crescimento profissional.

A Riazór Móveis possui diversas linhas que vieram para revolucionar o ambiente de trabalho.

Saiba mais em: https://riazor.com.br

 

FLEXIBILIDADE E LIBERDADE CRIATIVA

Outra coisa que é preciso observar é a flexibilidade.

As grandes empresas estão, hoje, deixando de lado o modelo rígido de trabalho — no qual insere o colaborador em uma rotina exaustiva, com horário estabelecido, bem como local específico de trabalho — e adotando um modelo mais flexível, construindo espaços dinâmicos, criativos e atraentes que podem ser utilizados para o desenvolvimento das tarefas que fazem parte do dia a dia da empresa.

Com isso, garante maior liberdade profissional e criativa e um excelente espaço de trabalho, o que resulta, no final das contas, na obtenção de melhores resultados.

 

AMBIENTE E NATUREZA

Hoje alguns pesquisadores já apontam que a biofilia — amor pela natureza — é capaz de criar um ambiente feliz e agradável para o trabalhador.

Podemos entender por biofilia como o processo pelo qual se busca integrar, em um mesmo ambiente, elementos da natureza e responsabilidades profissionais.

O Google, nesse sentido, é um modelo a se seguir. A empresa, além de investir em seus funcionários, fornecendo cursos de capacitação, cria ambientes de trabalho que fazem com que o trabalhador se sinta bem e renovado.

São espaços que integram árvores e até mesmo lagos, tudo isso para garantir o bem-estar do trabalhador e maior produtividade.

A partir deste texto, vimos que é possível criar um ambiente de trabalho feliz, desde que a empresa assim deseje. Veja que criar um espaço de trabalho agradável não é um custo, mas sim um investimento que pode fazer a sua organização crescer ainda mais.