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Dores nas costas pode ser alerta de problemas ergonômicos

A ergonomia do trabalho trata diretamente dos riscos da interação do trabalhador nos ambientes, tarefas ou postos de trabalho. Por ser uma das principais causas de afastamento do colaborador, o tema vem recebendo cada vez mais atenção nas empresas.  

A seguir, relacionamos os principais riscos do trabalho em ambientes administrativos, bem como as medidas necessárias para minimizar o impacto sobre a saúde do colaborador.

ESFORÇO FÍSICO, POSTURAL, STRESS FÍSICO OU MENTAL

O primeiro risco se dá na interação do colaborador com o posto ou tarefa de trabalho, o que provoca esforço físico, postural, stress físico ou mental.

Em ambientes administrativos os fatores de risco identificados são:

  • Posturas inadequadas;
  • Iluminação inadequada;
  • LER/DORT;
  • Dores nas costas e/ou lombar (lombalgia);
  • Dores nas pernas e suas articulações;
  • Monotonia e repetitividade;
  • Entre outros fatores causadores de stress físico e mental.

PARA ALIVIAR OU NEUTRALIZAR A EXPOSIÇÃO AO RISCO ERGONÔMICO, A EMPRESA PODE SEGUIR COM ALGUMAS MEDIDAS:

a) Intervalos para o café na parte da manhã e/ou tarde, evitando que o empregado fique muito tempo sentado. Promover pausa para alongamento ou ginástica laboral ao longo da jornada, neutralizando a monotonia e repetitividade de postura no escritório.

b) Utilização de equipamentos ergonômicos:

  • Cadeira ergonômica com ajuste de altura e do encosto (com apoio lombar);
  • Apoio para os pés;
  • Apoio para o punho no uso de teclado e mouse;
  • Ajuste de altura do monitor;
  • Mesas com regulagem de altura e com quinas arredondadas;
  • Iluminação apropriada no posto de trabalho;
  • Orientação de postura adequada no posto de trabalho;
  • Orientação sobre o uso dos equipamentos ergonômicos do escritório.

RESPONSABILIDADES

Todos as empresas estão sujeitas aos riscos ergonômicos no ambiente de trabalho, mas a responsabilidade de neutralizar o risco não é só da empresa, trata-se de uma responsabilidade solidáriaO empregado tem a responsabilidade de usar e executar todas as medidas para neutralizar o risco no ambiente de trabalho:

  • Ajustar a altura do monitor, para que o pescoço não fique curvado;
  • Manter a distância adequada do monitor, para evitar fadiga ocular;
  • Ajustar corretamente a altura da cadeira de trabalho para sua altura;
  • Ajustar o encosto da cadeira para o apoio da lombar de forma correta;
  • Utilizar os apoios de punho no uso do teclado e mouse;
  • Utilizar o apoio dos pés para manter a perna no ângulo de 90º graus;
  • Realizar as pausas e alongamentos estabelecidos pela empresa.
Dores nas costas

Um dos grandes desafios é convencer ou acostumar o empregado a realizar essas boas práticas no ambiente de trabalho.

PROTEÇÃO, INSTRUÇÃO E MONITORAMENTO

Não é impossível resolver essa questão. Um dica é a empresa implantar esses três pilares: proteção, instrução e monitoramento. Dessa forma, conseguirá diminuir a ocorrência de afastamentos ou atestados médicos por conta de dores nas articulações, nas costas ou lombares, dores musculares, entre outros afastamentos originários do risco ergonômico.