Dores nas costas pode ser alerta de problemas ergonômicos
A ergonomia do trabalho trata diretamente dos riscos da interação do trabalhador nos ambientes, tarefas ou postos de trabalho. Por ser uma das principais causas de afastamento do colaborador, o tema vem recebendo cada vez mais atenção nas empresas.
A seguir, relacionamos os principais riscos do trabalho em ambientes administrativos, bem como as medidas necessárias para minimizar o impacto sobre a saúde do colaborador.
ESFORÇO FÍSICO, POSTURAL, STRESS FÍSICO OU MENTAL
O primeiro risco se dá na interação do colaborador com o posto ou tarefa de trabalho, o que provoca esforço físico, postural, stress físico ou mental.
Em ambientes administrativos os fatores de risco identificados são:
- Posturas inadequadas;
- Iluminação inadequada;
- LER/DORT;
- Dores nas costas e/ou lombar (lombalgia);
- Dores nas pernas e suas articulações;
- Monotonia e repetitividade;
- Entre outros fatores causadores de stress físico e mental.
PARA ALIVIAR OU NEUTRALIZAR A EXPOSIÇÃO AO RISCO ERGONÔMICO, A EMPRESA PODE SEGUIR COM ALGUMAS MEDIDAS:
a) Intervalos para o café na parte da manhã e/ou tarde, evitando que o empregado fique muito tempo sentado. Promover pausa para alongamento ou ginástica laboral ao longo da jornada, neutralizando a monotonia e repetitividade de postura no escritório.
b) Utilização de equipamentos ergonômicos:
- Cadeira ergonômica com ajuste de altura e do encosto (com apoio lombar);
- Apoio para os pés;
- Apoio para o punho no uso de teclado e mouse;
- Ajuste de altura do monitor;
- Mesas com regulagem de altura e com quinas arredondadas;
- Iluminação apropriada no posto de trabalho;
- Orientação de postura adequada no posto de trabalho;
- Orientação sobre o uso dos equipamentos ergonômicos do escritório.
RESPONSABILIDADES
Todos as empresas estão sujeitas aos riscos ergonômicos no ambiente de trabalho, mas a responsabilidade de neutralizar o risco não é só da empresa, trata-se de uma responsabilidade solidária. O empregado tem a responsabilidade de usar e executar todas as medidas para neutralizar o risco no ambiente de trabalho:
- Ajustar a altura do monitor, para que o pescoço não fique curvado;
- Manter a distância adequada do monitor, para evitar fadiga ocular;
- Ajustar corretamente a altura da cadeira de trabalho para sua altura;
- Ajustar o encosto da cadeira para o apoio da lombar de forma correta;
- Utilizar os apoios de punho no uso do teclado e mouse;
- Utilizar o apoio dos pés para manter a perna no ângulo de 90º graus;
- Realizar as pausas e alongamentos estabelecidos pela empresa.
Um dos grandes desafios é convencer ou acostumar o empregado a realizar essas boas práticas no ambiente de trabalho.
PROTEÇÃO, INSTRUÇÃO E MONITORAMENTO
Não é impossível resolver essa questão. Um dica é a empresa implantar esses três pilares: proteção, instrução e monitoramento. Dessa forma, conseguirá diminuir a ocorrência de afastamentos ou atestados médicos por conta de dores nas articulações, nas costas ou lombares, dores musculares, entre outros afastamentos originários do risco ergonômico.