Dicas

5 gafes de profissionais que não sabem usar a tecnologia

Não há duvidas de que os novos apetrechos são hipnotizadores, mas é preciso usar o bom-senso para não atrapalhar o convívio no ambiente de trabalho

Você já deve ter se irritado com alguns hábitos de colegas. Tiques, como bater a caneta na mesa, só tendem a piorar quando entram em cena computadores, celulares e tablets. Por isso, é preciso atualizar as regras de etiqueta e evitar alguns deslizes comuns como:

1- Exagerar nos meios de contato

Mandar apenas um e-mail pode não garantir uma resposta. Mas controle-se: nada de enviar a mensagem, ligar cinco minutos depois e ainda passar na mesa do colega para exigir um retorno. No máximo ligue para avisar o colega de que tem urgência.

2- Deixar o celular para tocar

De tão indispensável que o aparelho é nas nossas vidas, muitas vezes não nos damos conta de como somos inconvenientes ao usá-lo. Colocar o celular no silencioso ou para vibrar já é regra em qualquer ambiente fechado. Mas lembre-se de que a vibração constante a cada notificação do Facebook, Twitter ou e-mail pode ser sentida e atrapalhar a concentração do colega ao lado. Na dúvida, durante o experiente deixe o celular sempre no silencioso.

3 – Não largar o celular

É difícil disputar a atenção com tantas funções e aplicativos atrativos. Mas é uma tremenda falta de respeito conversar com alguém e ficar mexendo no celular, seja para checar um e-mail ou responder um SMS, ou deixar os colegas esperando o bate-papo com alguém do outro lado da linha terminar. Quando estiver conversando com algum colega, esqueça o celular e mantenha o foco na pessoa. E nada de discutir problemas pessoais – ainda mais em alto e bom som – no ambiente profissional.

4 – Usar o e-mail da empresa para tudo

O seu e-mail profissional não deve ser utilizado para enviar piadas e comentários pessoais. Você pode ter sua mensagem encaminhada para outros funcionários da empresa ou mesmo, por engano, digitar o endereço errado. Quer algo mais constrangedor?

5- Não ter noção nas mídias sociais

Ok, o perfil é seu, mas toda a sua rede de contatos – inclusive o chefe – pode conferir as suas atualizações. A dica vale ainda mais para quem usa aplicativos que conectam todos os perfis das redes sociais. Imagine se aquele comentário com xingamentos na hora do jogo de futebol aparecem no LinkedIn? Atenção também para não cometer erros de grafia e concordância.