5 passos para organizar a mesa
Pilhas e mais pilhas de papéis, post-its por toda a parte… E cadê a caneta? Chega de bagunça: veja como deixar – e manter! – o ambiente de trabalho em ordem
Papéis espalhados por todos os lados, copos descartáveis de café acumulados no cantinho e até o telefone já desapareceu no meio da bagunça. Se esta situação descreve bem o estado atual da sua mesa, fique atento. Além de causar uma impressão negativa, a desorganização também pode prejudicar o desenvolvimento profissional.
O ambiente de trabalho pode ser interpretado como um reflexo da nossa personalidade. E nem adianta usar a velha e conhecida desculpa de que “se encontra na bagunça”. Segundo especialistas, pessoas desorganizadas são preteridas na hora de uma promoção e ainda podem não ser escolhidas para participar de projetos que envolvam uma convivência direta com o cliente.
Confira os 5 passos para colocar um ponto final no caos:
1- Remova tudo e deixe somente o computador sobre a mesa. Depois, coloque o telefone à esquerda, se você for destro, ou, à direita, se for canhoto.
2- Coloque o grampeador, a tesoura, os post-its e os clipes em uma gaveta. Deixe sobre a mesa, próximo ao telefone, apenas uma caneta e um caderno ou bloco para que você anotar os recados.
3- Evite fazer de sua mesa uma exposição de fotos e objetos pessoais. Se você não consegue trabalhar sem a inspiração daquela bela imagem da família, amigos ou namorado(a), coloque-a na parte interna da sua agenda. Assim, você pode sempre dar uma espiada.
4 – Nas gavetas, mantenha somente os arquivos que você usa semanalmente ou aqueles que são pessoais ou confidenciais. Documentos que não são consultados com frequência devem ser organizados em pastas e catalogados por assunto ou projeto. Materiais de consulta podem ser mantidos em um local de fácil acesso, mas nunca amontoados sobre a mesa.
5. No final do expediente, reserve dez minutos para manter a sua mesa organizada e colocar tudo novamente no lugar.